Há 74 anos, acontecia o "Maracanazo"

Em 16 de julho de 1950, o Brasil sofreu uma das maiores derrotas de sua história no futebol, ao perder para o Uruguai na final da Copa do Mundo. Este evento, conhecido como "Maracanazo", deixou uma marca profunda na memória dos torcedores brasileiros.

Jul 17, 2024 - 19:14
 29
Há 74 anos, acontecia o "Maracanazo"

Nesta terça-feira, 16 de julho, completam-se 74 anos do "Maracanazo", um dos episódios mais traumáticos da história do futebol brasileiro. Neste mesmo dia em 1950, o Brasil perdeu de virada para o Uruguai por 2 a 1 na grande decisão da Copa do Mundo, diante de 173.850 espectadores que lotaram o Maracanã.

Por ter feito uma melhor campanha nas fases anteriores, a Seleção Brasileira chegou à final podendo conquistar o seu primeiro título mundial com um empate. Antes do início do jogo, o Brasil era considerado o grande favorito contra o Uruguai, campeão da edição de 1930.

A expectativa aumentou aos 2 minutos do segundo tempo, quando Friaça abriu o placar para os anfitriões. No entanto, alguns minutos depois, o clima de euforia mudou completamente: aos 21 minutos, o meia Schiaffino empatou o jogo, e aos 34 minutos, o atacante Ghiggia virou o placar para a Celeste, causando um 'silêncio ensurdecedor' no Maracanã.

Marcado na história como "Maracanazo", este revés para os uruguaios se tornou um grande trauma para a torcida brasileira. Um dos personagens que ficaram marcados como 'vilão' foi o goleiro Barbosa, ídolo do Vasco, que acabou 'falhando' no gol de Ghiggia.

Jonas Henrique Nasceu em São Paulo (SP) e cursou jornalismo na Faculdade Cásper Líbero.