A Ascensão de Roberto Carlos no União São João: O Início do Lateral dos Chutes Fortes

Conheça a trajetória inicial de Roberto Carlos no futebol brasileiro, destacando seu começo no União São João, antes de se tornar uma lenda como lateral esquerdo.

Dez 4, 2023 - 15:19
Dez 4, 2023 - 15:19
 177
A Ascensão de Roberto Carlos no União São João: O Início do Lateral dos Chutes Fortes

Roberto Carlos, considerado por muitos o melhor lateral esquerdo produzido pelo Brasil, teve um início meteórico no União São João, equipe do interior de São Paulo. Em 1991, durante a disputa da Copa Benedito Teixeira e do Paulistão, o lateral dos chutes fortes começou a se destacar.

A participação de Roberto Carlos no time uniense foi marcada por sua consolidação como titular, não apenas em uma ótima campanha na Copa Benedito Teixeira, mas também ao longo do Paulistão. Foi em 1992 que o jogador despontou, sendo constantemente convocado para as Seleções de base e integrando o time Sub-23 que disputou o Pré-Olímpico, apesar de não garantir a vaga para Barcelona 1992.

No mesmo ano, ao lado de nomes como Velloso, o goleiro, Roberto Carlos fez parte do time do União São João na série B do Campeonato Brasileiro, conquistando a oitava colocação e subindo para a primeira divisão em 1993. Durante o Paulistão de 1992, ele recebeu sua primeira convocação para a Seleção Brasileira, estreando em um amistoso contra os Estados Unidos.

Mesmo passando por um empréstimo pelo Atlético Mineiro em agosto de 1992, Roberto Carlos deixou sua marca no União São João antes de ser negociado com o Palmeiras no final daquele ano, marcando o início de uma trajetória brilhante que o levaria a se tornar uma lenda do futebol.

Jonas Henrique Nasceu em São Paulo (SP) e cursou jornalismo na Faculdade Cásper Líbero.