Luís Pereira – O zagueiro-artilheiro que se tornou um dos maiores ídolos do Palmeiras
Luís Pereira, um dos maiores zagueiros da história do futebol brasileiro, deixou um legado impressionante no Palmeiras. Descubra como ele se tornou um ídolo e seu impacto no clube.
Luís Edmundo Pereira é considerado um dos maiores zagueiros da história do futebol brasileiro e é um dos grandes ídolos do Palmeiras, fazendo parte do time que ficou conhecido como “Academia”. Além de muitos títulos importantes, o jogador foi por muito tempo o zagueiro com mais gols pelo clube alviverde.
O zagueiro nasceu em Juazeiro, na Bahia, no dia 21 de junho de 1949. Antes de começar no futebol, trabalhou como torneiro mecânico e ensacador de farinha. Em 1967, iniciou sua carreira profissional atuando pelo São Bento, clube que disputava o campeonato estadual de São Paulo.
Com grandes atuações no campeonato estadual, Luís Pereira chamou a atenção de grandes clubes. O zagueiro era forte, alto e veloz, o que o deixava um atleta completo. Por isso, rapidamente se tornou um dos melhores da posição no país.
Em 1968, o jogador foi contratado pelo Palmeiras, que já vinha disputando e ganhando títulos na época, mas estava em busca de mais, principalmente para parar o grande time do Santos de Pelé.
Com algumas contratações, a equipe alviverde se fortaleceu, principalmente no sistema defensivo com Luís Pereira, que ajudou muito o time durante todas as temporadas. Além da forte marcação e posicionamento, o zagueiro era decisivo no ataque, fazendo muitos gols em bolas paradas.
Logo na sua primeira temporada pelo clube, em 1969, ele conquistou o Campeonato Brasileiro de 1969 e o prestigiado Troféu Ramón de Carranza, na Espanha.
Depois desse ano vitorioso, a equipe viveu um período irregular e sem conquistas, voltando a levantar um título apenas em 1972, quando venceu novamente o Campeonato Brasileiro, o Campeonato Paulista, a Taça dos Invictos e o Torneio Laudo Natel.
Em 1973, a boa fase continuou e a equipe permaneceu vencendo grandes títulos, consagrando-se campeã do Campeonato Brasileiro mais uma vez e da Taça dos Invictos.
Porém, não parou por aí. Em 1974, o zagueiro ajudou o clube na conquista do Campeonato Paulista e do Troféu Ramón de Carranza. Na temporada seguinte, sua última antes de deixar o alviverde, Luís Pereira conquistou mais uma vez o Troféu Ramón de Carranza, seu último título pelo Palmeiras.
Ao final da temporada, o zagueiro foi negociado com o Atlético de Madrid e deixou o alviverde. Na Espanha, Luís construiu uma boa carreira e se tornou ídolo por lá, retornando ao futebol brasileiro após cinco anos.
Em 1980, o zagueiro voltou ao Brasil para atuar no Flamengo, conquistando títulos importantes pelo Rubro-Negro. Porém, ficou apenas duas temporadas, pois no final de 1981 acabou sendo vendido de volta ao Palmeiras.
De volta ao alviverde, Luís Pereira foi muito festejado pela torcida do verdão, pois a equipe passava por um momento complicado e sem conquistas. Porém, mesmo com a volta do ídolo, o Palmeiras não conseguiu voltar ao caminho dos títulos e continuou tendo dificuldades.
Mesmo atuando em grande nível, a equipe alviverde não conseguia acompanhá-lo. O zagueiro ficou no clube até 1984, quando acabou deixando o clube ao final da temporada, sendo negociado com a Portuguesa.
Luís Pereira encerrou sua passagem pelo Palmeiras como um dos maiores ídolos e sendo o zagueiro com mais gols na história, recorde que permaneceu por muitos anos, mas foi quebrado recentemente por Gustavo Gomez.
Pelo Palmeiras, Luís Pereira atuou em 576 jogos, vencendo 289, empatando 195 e perdendo apenas 92 vezes, além de ter marcado 36 gols com a camisa alviverde.