Estreia Triunfal: Há 35 Anos, Ronaldo Giovanelli Brilhava em Sua Primeira Partida pelo Corinthians

No dia 7 de fevereiro de 1988, Ronaldo Giovanelli, goleiro que se tornaria uma lenda do Corinthians, fazia sua estreia em um amistoso contra o São José E.C. Relembre a trajetória do ícone corinthiano e sua impressionante carreira de uma década no clube.

Dez 12, 2023 - 00:16
 97
Estreia Triunfal: Há 35 Anos, Ronaldo Giovanelli Brilhava em Sua Primeira Partida pelo Corinthians

Em uma tarde marcante há exatos 35 anos, em 7 de fevereiro de 1988, Ronaldo Giovanelli, goleiro que se transformaria em uma lenda do Corinthians, realizava sua estreia em um amistoso contra o São José E.C. Nascia ali uma trajetória brilhante que marcaria o futebol brasileiro.

Formado nas categorias de base do Corinthians, Ronaldo entrou em campo cheio de confiança, mesmo diante da pressão de substituir grandes nomes como Carlos e Valdir Peres. A estreia aconteceu em São José dos Campos-SP, em um jogo que selou o início de uma carreira notável.

Com defesas técnicas e cheias de personalidade, Ronaldo Giovanelli impressionou desde o primeiro momento. Sua atuação brilhante foi coroada ao parar uma penalidade batida pelo ídolo são-paulino Darío Pereyra. Apesar do resultado final de 2 a 1 a favor do Corinthians, a atuação do jovem goleiro foi o principal assunto após a partida.

A partir desse dia, Ronaldo trilhou uma história grandiosa no Corinthians, tornando-se o goleiro com mais jogos pelo clube e o terceiro jogador que mais defendeu a camisa alvinegra, ficando atrás apenas de Wladimir e Luizinho. Durante uma década, Ronaldo Giovanelli honrou a camisa 1 do Corinthians e conquistou a devoção da torcida.

Sua carreira no clube incluiu momentos memoráveis, como a conquista do Campeonato Brasileiro em 1990, da Copa do Brasil em 1995 e de três Campeonatos Paulistas (1988, 1995 e 1997). Além dos títulos, Ronaldo deixou uma marca indelével na história do Corinthians, sendo lembrado não apenas por suas defesas impressionantes, mas também pelo carisma que o transformou em um verdadeiro



Jonas Henrique Nasceu em São Paulo (SP) e cursou jornalismo na Faculdade Cásper Líbero.