Tite e sua Passagem pela Portuguesa de Desportos: Memórias de um Jogador Promissor

A história de Tite na Portuguesa de Desportos é repleta de momentos marcantes e conquistas. Conheça os detalhes da carreira do técnico brasileiro que brilhou como jogador na Lusa e como treinador.

Jul 24, 2024 - 23:56
 43
Tite e sua Passagem pela Portuguesa de Desportos: Memórias de um Jogador Promissor

Foram 22 jogos e seis gols pela Lusa

Talvez o melhor treinador brasileiro em atividade até recentemente, Adenor Leonardo Bacchi, ou simplesmente Tite, completou 57 anos em 25 de maio de 2018. Em 2024, ele já não é mais o técnico da Seleção Brasileira, mas seu legado permanece.


Siga o canal do Somos Fanaticos no WhatsApp


Técnico de grandes qualidades, Tite foi um jogador promissor, atuando como volante e meia, mas que teve sua carreira interrompida precocemente por diversas lesões no joelho. Um dos times que ele defendeu na curta carreira foi a Portuguesa de Desportos.

Ao fim do empréstimo, a Lusa não o contratou por definitivo

Nascido em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, Tite começou no futebol em um dos times de sua terra natal, o Caxias, onde estreou profissionalmente em 1979, com apenas 17 anos. Em 1983, foi para o Esportivo de Bento Gonçalves e, no fim do ano, foi emprestado para a Portuguesa de Desportos, para a disputa do Campeonato Brasileiro de 1984.

Logo depois de seu primeiro jogo com a camisa Rubro Verde, um empate contra o Santa Cruz, Tite viu seu treinador ser trocado: saiu Candinho e veio José Poy. A mudança acabou aflorando o lado artilheiro do meia, já que na estreia do treinador argentino, ele fez dois gols na vitória por 5 a 2 sobre o Auto Esporte do Piauí.


Na vitória da Portuguesa sobre o Brasil de Pelotas, por 4 a 1, Tite marcou um golaço

Apesar de tímido, Tite ganhava cada vez mais espaço no time da Lusa e a confiança de Poy, conseguindo se tornar titular absoluto da equipe. O jogo mais marcante com a camisa lusitana ocorreu em 1984, no estádio do Canindé, pelo Brasileirão. A Portuguesa venceu o Brasil de Pelotas por 4 a 1. O primeiro gol da Portuguesa foi marcado por Tite, com um belo chute de primeira, escolhido o mais bonito da rodada.

Tite vinha bem na Lusa, mas o clube não o contratou em definitivo. Com isto, o meia acabou indo para o Guarani. Defendendo a Portuguesa, o meia Tite marcou um total de seis gols em 22 jogos disputados. Depois do Canindé, no Bugre, conviveu com diversas lesões no joelho, foi titular na campanha do vice-campeonato Brasileiro de 1986, mas encerrou a carreira ainda na década de 80.

Jonas Henrique Nasceu em São Paulo (SP) e cursou jornalismo na Faculdade Cásper Líbero.