A maior goleada da história do Futebol Brasileiro foi do Rio Negro de Manaus
“Quando começamos a nos aprofundar nas pesquisas em jornais e documentos antigos, descobrimos fatos interessantes que chega a nos surpreender. Uma dessas foi saber que a maior goleada na história do futebol brasileiro ocorreu no Amazonas.
Oficialmente a maior goleada conhecida no Brasil aconteceu no campeonato carioca de 1909, quando o Botafogo ganhou do Mangueira por 24 x 0.
Mas há alguns anos, descobriu-se uma outra goleada em que o Nacional venceu a equipe do Brasil também por 24 x 0, no Campeonato Amazonense de 1922, igualando-se ao resultado do Botafogo.
Porém uma outra e desconhecida goleada aconteceu também no Amazonas: o Rio Negro massacrou o time do Internacional por 25 x 0, superando os outros dois resultados.
O JOGO
O confronto aconteceu em Manaus valendo pelo Campeonato Amazonense de futebol de 1927 e o Rio Negro fez o jogo de estreia do certame contra o time do Grupo Internacional Visconde Club, um clube que tinha sido fundado no ano anterior, na Rua Visconde de Porto Alegre (daí o termo Visconde no nome do clube).
O jogo foi em um domingo à tarde, no dia 13 de março de 1927 no campo do Luso. As duas equipes estavam assim escaladas:
RIO NEGRO – Francis, Oliveira e Duarte; Dodoca, Herminio e Otávio; Joãozinho, Vidinho, Jacy, Waldemar e Augusto.
INTERNACIONAL – Levy, Eustáquio e Norberto; Mattos, Rocha e Joaquim; Januário, Antônio, Nonato, Pedro e Babão.
Antes houve uma preliminar em que o time reserva do Rio Negro venceu os reservas do Internacional por 11 x 0.
A partida principal, entre os titulares, foi equilibrada nos dez primeiros minutos. Porém depois houve uma avalanche de gols dos rio negrinos. Era um atrás do outro e, no final, chegou-se ao incrível placar de 25 x 0 a favor do Rio Negro.
E o placar poderia ser mais dilatado se o goleiro Levy não fizesse esplêndidas defesas, evitando uma humilhação maior. Quanto ao goleiro Francis, do Rio Negro, só teve o trabalho de fazer uma pegada durante todo o duelo.
Inclusive Francis (que era natural do caribe) foi escalado em cima da hora em função do goleiro titular Luciano estar doente. Infelizmente, não se publicou o nome dos jogadores que marcaram os gols cujo capitão da equipe vencedora era o zagueiro Oliveira.
Sendo assim, o Rio Negro já demonstrava sua força no início do campeonato (que não teve a participação de seu principal rival, o Nacional), que finalizaria com o time barriga-preta como campeão amazonense de 1927.
CONCLUSÃO
As provas dessa goleada estão no Jornal do Commercio e no livro ‘Sete Décadas de Barriga Preta’, de Manoel Bastos Lira. Na foto está o jogador Vidinho, o maior craque e artilheiro do Rio Negro na época e que deve ter feito muitos gols nesse jogo.”
TORNEIO INÍCIO
Das nove equipes participantes do campeonato, sete participaram do Torneio Início:
Amazonense Foot Ball Club;
Euterpe Foot Ball Club;
Independência Foot Ball Club;
Grupo Internacional Visconde Club;
Libertador Sport Club;
Manáos Sporting Club;
Athetico Rio Negro Club.
Apenas o Luso Sport Club e a União Sportiva Portuguesa não disputaram o mesmo.
Na final, disputada no dia 6 de março de 1927 no Campo do Luso, o Libertador venceu o Manáos Sporting por 2 a 1 e conquistou a Taça Presidente Vidal Pessôa.
Pesquisa: Gaspar Vieira Neto e Gerson Rodrigues
FONTES: Jornal do Commercio – livro “Sete Décadas de Barriga Preta”, de Manoel Bastos Lira.