Inauguração Épica: O Nascimento do Pacaembu em 1940

Descubra os detalhes emocionantes e o gol histórico que inauguraram o Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, conhecido como Pacaembu. Presença ilustre, reviravoltas no jogo e um momento único na história esportiva brasileira!

Ago 10, 2023 - 15:01
 7
Inauguração Épica: O Nascimento do Pacaembu em 1940
Inauguração Épica: O Nascimento do Pacaembu em 1940

O dia 27 de abril de 1940 marcou um momento icônico na história do esporte brasileiro: a inauguração do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, mais conhecido como Pacaembu. Nesse dia, a atmosfera estava carregada de emoção, com a presença ilustre do então presidente da República, Getúlio Vargas, que foi acompanhado pelo interventor Ademar de Barros e pelo prefeito Prestes Maia.

A primeira partida disputada no Pacaembu foi entre o Palestra Itália (atual Palmeiras) e o Coritiba. Com apenas dois minutos de bola rolando, Zequinha, jogador do Coritiba, fez história ao marcar o primeiro gol no novo estádio. No entanto, o Palestra Itália não deixou por menos e conseguiu uma incrível virada, encerrando o jogo com uma vitória impressionante de 6 a 2.

Esse dia memorável ficou marcado não apenas pelo resultado do jogo, mas também pelo significado simbólico da inauguração de um estádio que se tornaria um dos palcos mais importantes do futebol brasileiro. O Pacaembu testemunhou inúmeras partidas épicas, grandes vitórias e momentos históricos, consolidando-se como um ícone esportivo e cultural da cidade de São Paulo.

Abaixo, você pode conferir o desfile de abertura que celebrou esse marco e também a súmula original da partida, que registrou para sempre o emocionante início da trajetória do Pacaembu no cenário esportivo nacional. Um momento que transcende o esporte, repleto de história, paixão e orgulho para os amantes do futebol e para a cidade de São Paulo.

Jonas Henrique Nasceu em São Paulo (SP) e cursou jornalismo na Faculdade Cásper Líbero.