Flamengo 16 x 2 Mangueira - Estreia do Fla no futebol há mais de 111 anos

Há 111 anos, o Flamengo escrevia o prólogo de sua gloriosa história no futebol, estreando com uma vitória estonteante de 16 a 2 contra o Mangueira. Neste aniversário épico, relembramos não apenas a goleada impressionante, mas também o início de uma jornada que transformou o Flamengo no gigante que é hoje. Uma celebração de mais de um século de paixão, conquistas e legado.

Dez 13, 2023 - 01:16
 53
Flamengo 16 x 2 Mangueira - Estreia do Fla no futebol há mais de 111 anos
Flamengo 16 x 2 Mangueira - Estreia do Fla no futebol há mais de 111 anos

Há exatos 111 anos, em 3 de maio de 1912, o Flamengo iniciava sua saga no futebol, deixando uma marca indelével na história esportiva com uma estreia monumental. O adversário, o Mangueira FC, testemunhou a maestria do Rubro-Negro carioca, que brindou os espectadores com uma goleada impressionante de 16 a 2. Neste aniversário de mais de um século, celebramos não apenas a vitória avassaladora, mas também o ponto de partida de uma jornada lendária.

No campo do América FC, na rua Campos Salles, o Flamengo alinhava sua primeira formação composta por nomes que ecoariam através dos tempos: Baena, Píndaro e Nery; Curiol, Gilberto e Galo; Bahiano, Arnaldo e Amarante; Gustavo de Carvalho e Borghert. Sob a liderança destes pioneiros, o time conquistou sua primeira vitória com uma exibição magistral.

O primeiro gol, marcado por Gustavo de Carvalho, foi apenas o prelúdio de uma sinfonia de gols que ecoou no campo naquele dia. Amarante, Arnaldo, Borghert, Galo e outros heróis rubro-negros deixaram sua marca no placar, delineando não apenas uma goleada, mas o nascimento de uma paixão que transcenderia gerações.

O Flamengo não parou por aí. A conquista do Campeonato Carioca ainda em 1912 foi apenas o primeiro capítulo de uma história repleta de glórias. Hoje, celebramos mais de um século de paixão, conquistas e legado, homenageando aqueles que, há 111 anos, deram os primeiros passos rumo à eternidade rubro-negra. Que essa chama continue a brilhar por muitos séculos mais. Parabéns, Flamengo!

Jonas Henrique Nasceu em São Paulo (SP) e cursou jornalismo na Faculdade Cásper Líbero.