Estreia Memorável: Romário Inicia Sua Lenda no Vasco Há Mais de Três Décadas

Relembre a estreia do lendário atacante Romário pelo Vasco da Gama, ocorrida em 6 de fevereiro de 1985, em São Januário, contra o Coritiba. Uma noite que marcou o início da trajetória de um dos maiores artilheiros da história do futebol.

Nov 27, 2023 - 19:53
 29
Estreia Memorável: Romário Inicia Sua Lenda no Vasco Há Mais de Três Décadas

No dia 6 de fevereiro de 1985, há mais de três décadas, o lendário atacante Romário iniciava sua trajetória no time profissional do Vasco da Gama. O palco era São Januário, e o adversário, o Coritiba. Mais de seis mil torcedores testemunharam esse momento que se tornaria parte fundamental da história do futebol.

O técnico Edu Antunes Coimbra tomou a decisão de colocar o jovem Romário em campo aos 13 minutos da segunda etapa, substituindo Mário Tilico. Naquele momento, o Vasco já liderava o placar por 1 a 0, graças a um gol de Roberto Dinamite, marcado de pênalti.

Apesar de sua atuação discreta naquele jogo, Romário, aos 19 anos, já mostrava a movimentação e habilidade que o consagrariam como um dos maiores artilheiros da história do futebol mundial. O Vasco venceu o Coritiba por 3 a 0 naquela noite, dando início a uma jornada que ficaria marcada na memória de todos os torcedores.

FICHA TÉCNICA:

VASCO 3 X 0 CORITIBA

Data/Hora: 06/02/1985, às 21h Estádio: São Januário, Rio de Janeiro (RJ) Árbitro: Carlos Sérgio Rosa Martins Cartões vermelhos: Ivan (VAS); Lela (CTB) Gols: Roberto Dinamite, 06'/2ºT (1-0); Roberto Dinamite, 06'/2ºT (2-0) e Vítor, 44'/2ºT (3-0);

VASCO: Acácio; Edevaldo, Ivan, Nenê, Aírton; Vítor, Geovani, Cláudio Adão; Mário Tilico (Romário), Roberto Dinamite e Rômulo (Donato). Técnico: Edu Antunes Coimbra.

CORITIBA: Rafael; André, Vavá, Gardel, Dida; Marildo, Tobi (Heraldo), Paulinho (Eliseu); Lela, Índio e Édson. Técnico: Dino Sani.

Jonas Henrique Nasceu em São Paulo (SP) e cursou jornalismo na Faculdade Cásper Líbero.